Alimentos importantíssimos para o cérebro do seu filho

A nutrição tem um grande impacto no desenvolvimento nas quatro áreas-chave do cérebro: motora, comunicação, cognitivo e social. Ou seja, para a criança crescer de forma saudável, a alimentação precisa ser uma preocupação desde os primeiros anos de vida. Pensando nisso, separei abaixo cinco alimentos que são essenciais para que seu filho ou filha cresça com muita saúde cerebral!

1) Leite materno: o bebê deve mamar no peito até, pelo menos, os seis meses. O leite marerno contém substâncias que são essenciais para o desenvolvimento cerebral, favorecendo sua manutenção e crescimento.

2) Ovo: a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) aconselha que seja introduzido no cardápio da criança a partir dos seis meses, para reduzir o risco de alergias. Uma das várias vantagens do ovo para o organismo do seu filho é o desenvolvimento da memória e da concentração.

3) Peixe: importante no desenvolvimento neurocognitivo, os componentes presentes no peixe atuam no desenvolvimento das membranas cerebrais, além de ajudar na formação da visão. Também é recomendado a partir dos seis meses para diminuir o risco de alergia. Mas lembre-se sempre de preferir aqueles com sabor suave e pouca (ou nenhuma) espinha, como salmão, merluza e tilápia. E antes de oferecer, cozinhe e desfie bem.

4) Brócolis: excelente fonte de vitamina K, ótimo para fortalecer a capacidade cognitiva, melhorando a habilidade de raciocínio e aprendizagem da criança. Também possui um papel importante na manutenção da função cerebral, ajudando a manter a memória afiada. Se seu filho estiver recusando o alimento, use a brincadeira: fala que o brócolis é como se fosse uma miniárvore, porque parece mesmo!

5) Folhas verdes-escuras: além de serem ricas em vitamina K e antioxidantes, possuem um importante papel na preservação da capacidade cognitiva, sendo capaz de proteger os neurônios, retardando seu comprometimento natural –o que resulta em funções cerebrais melhores.

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