Palavras podem ferir as crianças

Às vezes, na hora da raiva, dizemos coisas que não são verdadeiras. Porém, devemos sempre lembrar que as palavras são poderosas e podem magoar extremamente as pessoas, ainda mais quando se trata de crianças. Confira algumas das coisas que você NÃO deve dizer aos seus filhos. Pode parecer óbvio para alguns, mas acreditem: tem pai e mão que dizem isso para as crianças.

1) “Você nunca faz nada direito!” – Ninguém gostaria de ouvir isso, ainda mais uma criança. Se ela fez algo de errado, respire fundo e lembre que seus filhos são a coisa mais importante da sua vida.

2) “Queria que você fosse mais parecido com seu irmão” – Comparar nossos filhos apenas cria ressentimentos dentro de casa. Somos especiais justamente por sermos diferentes e únicos!

3) “Você está gordo(a)” – Nossos filhos acreditam em tudo que falamos, então por que dizer algo pejorativo, que afetará de forma negativa a autoestima deles?

4) “Eu tenho vergonha de você” – Algumas crianças têm tendência de chamar atenção em público, o que pode ser uma necessidade de maior atenção ou apenas uma característica dela. Independentemente do motivo, nunca diga uma frase dessas, seja na frente de alguém, seja de forma particular. Ao invés disso, dê asas ao lado artístico dela: você pode se surpreender.

5) “Não chore, isso nem é nada demais” – Um erro frequente dos adultos é menosprezar os problemas infantis, afinal, são apenas crianças. Contudo, elas têm tanta capacidade emocional quanto os adultos, então leve-as a sério. Arranhões, medos, dúvidas… esteja lá para ouvir e ajudar.

Leave a comment