Brincar é coisa séria!

Para as crianças, a brincadeira é o que as torna ativas, criativas, permite que elas se relacionem e, é claro, as deixa felizes, bondosas e mais propensas a amar o próximo. No ato de brincar, os pequenos dão asas a imaginação, o que permite um maior desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Além disso, os brinquedinhos botam os bebês para pensar: eles comparam, analisam, nomeiam, medem, associam, calculam, classificam,… Destaquei alguns benefícios das brincadeiras para as crianças:

1- Promovem o desenvolvimento integral

As diferentes brincadeiras, sejam elas físicas (como correr, saltar) ou que exigem motricidade mais fina (cortar, desenhar, pintar, construir), estimulam diferentes áreas do desenvolvimento: do cognitivo ao emocional, sem esquecer o psicomotor ou a linguagem.

2- Permite o autoconhecimento

Brincar permite à criança não apenas conhecer o seu corpo e a forma como pode utilizá-lo para aproveitar brincadeiras, como também lhe permite conhecer gostos, afinidades e preferências. Este processo de autoconhecimento vai gerar, posteriormente, aumento da autoconfiança e da autoestima, permitindo que a criança descubra seus pontos fortes e fracos, as suas potencialidades e os seus limites.

3- Melhora a atenção e concentração

Numa época na qual nunca se falou tanto de hiperatividade e/ou déficit de atenção e nunca se receitou tanta medicação de forma inadequada, brincar é também uma forma de a criança extravasar a sua energia, para que  depois se concentre melhor nas tarefas que exigem atenção.

4- Ajuda a definir regras e limites

Brincar implica regras, quer sejam de segurança, quer sejam impostas pelos pais, pelo espaço onde é realizada a brincadeira ou pela convivência social. Ou seja, é uma forma de educar para o cumprimento de regras do dia a dia, estabelecimento de limites e determinação de consequências em caso de descumprimento dos mesmos.

5- Traz felicidade

Qualquer pessoa é feliz ao fazer algo que gosta, e com os pequenos não é diferente. Se as crianças souberem que, todos os dias, terão um pouquinho do seu dia para fazerem uma atividade da qual sentem prazer, provavelmente ficarão motivadas a fazer as tarefas obrigatórias.

E lembrem que é importante a participação dos pais nas brincadeiras. Isso cria um vínculo emocional que dura pra sempre!

Leave a comment